sábado, 17 de noviembre de 2007

Meu F7

Hoje vim para contar a historia do F7, bom, para quem tem um computador não deve ser estranho ouvir esse nome, já que é uma das teclas no teclado.

A história do F7 começou lá no terceiro semestre, ou seja entre agosto e dezembro de 2006. Eram os tempos da aula de Estrutura de Dados, e nessa matéria tudo está voltado a programação, coisa normal no Curso que eu estou fazendo (Ciências da Computação). Foi ai que, programa vai, programa vem, o famoso F7 apareceu para nunca mais ir embora! porque eu realmente acho que sem ele os erros dos programas são muito dificeis de encontrar.

Porque F7??...bom o nome vem lááááá do primeiro semestre, na aula de Introdução a Computação, e o sempre querido Delphi ^^....foi ai que comecei a programar usando orientação a objetos, coisa nova para mim, mas não era dificil, e o programa era fácil de usar e o professor muito bom!...nunca esqueço ele passando pelos computadores de cada um de nós e olhando o que cada um fazia e ele já ia falando..."falta ponto e virgula"...ahhhhh!!!! nem deixava terminar a sentença!!!...mas eu gostava disso porque sentia que era um desafio para mim escrever rápido e certo, para ele não ter que falar que faltava coisa nenhuma!!!...ele até falou um dia "ahh você já está pegando o jeito"...e obvio eu feliz jajajaja...gosto de professores que desafiam ensinando, porque os que não ensinam não gosto não!

Bom, não vou me desviar do assunto, nessa primeira fase, com o Delphi, a gente fazia executar o programa depois de tê-lo digitado e bom, é muito dificil digitar todo um programa e executar sem NENHUM erro da primeira vez, então apareciam os erros, que logo eram corrigidos, mas tem alguns erros que não precisamente são de programação e sim do programa, ou seja, o programa é para somar e ele está multiplicando (exemplo absurdamente simples), esse tipo de erros tem que ser procurados passo a passo....e é ai!!! onde nasce o F7 ohhhh!!!!!, porque essa é a tecla que devemos pressionar em delphi para que o programa seja executado linha por linha, e assim ver o que ele faz certo e o que ele faz errado.

Então, voltando para Estruturas de Dados no terceiro semestre, o ambiente de programação já não era Delphi senão Java, e programamos no eclipse, que em um inicio não era do meu gosto, mas hoje eu posso dizer que ele é muito bonzinho!! ajuda muiiito mesmo, coisas que a gente não se da conta até que precisa ou até que conhece mais neh???...bom, no eclipse não tem como ver os erros do mesmo jeito que no Delphi, é mais enrolado, tem um debug ai que abre uma janelinha que eu achava tosca, na verdade, vendo isso muitas vezes até que vc pode acostumar, e de fato acostuma um dia, mas depois de ter tido aquela facilidade, custa um pouco mais.

Foi por isso que quando a professora de Estruturas mandava os programas, e eu com o Alex os faziamos, usavamos nosso conhecido F7, já não no programa mas na mão...ou aliás, no caderninho do Alex para F7's...que carinhosamente apelidamos "F7" (obvio). O Alex ia fazendo o F7 enquanto eu olhava porque só um podia escrever no caderno neh??...e ele se convertiu em um experiente "F7 eiro", nossa! eu ficava as vezes confundida com os loop's e as matrizes ou arrays.

Hoje, depois de pouco mais de um ano eu posso dizer que já sou uma "F7 eira"!!!, porque passo a passo consigo develar os segredos do erro escondido jajajajajajajaja...e até tenho uma técnica baseada em Prints (para tudo quanto é lado), que me ajuda muito também, eu já peguei o gostinho da coisa, mas sei que ainda me falta muiiiito por aprender, para ter um programa bem feito, com os padrões da mais alta qualidade...mmmm....jajajjajajajajajajajajaj....tudo bem, foi exagerado o jeito de falar, mas tipo, sim, eu quero isso neh??.

Eu acho muito importante isso de fazer o acompanhamento passo a passo nos programas quando encontramos um erro, o problema é que é muito demorado, muito mesmo, porque imagina temos que passar por cada linha de código, e ai depois de muito procurar (ou as vezes nem muito, mas são poucas vezes), arrumamos o erro, ficamos felizes, fazemos executar e pum!!! outro erro!!!...gente, vocês nem podem acreditar a quantidade de erros em cadeia que podemos encontrar num programa...as vezes até é cansativo, mas fica aquela coisa neh?...eu VOU conseguir, e as horas passam, gosto de ficar madrugadas programando, mas gosto mais quando estou conseguindo, e vendo resultados....mas nem sempre é assim. Pelo menos não no primeiro dia que começamos a programar....ESQUECE!!...

O mais engraçado é que eu quando tenho um programa a fazer ou trabalho, sempre acho que vai ser mais fácil do que termina sendo!!...bom, esse semestre me ensinou que não necessariamente vai ser sempre assim.

E eu já estou aprendendo.

1 comentario:

Alex Machado dijo...

oiii
uauauhauauhahuua a biografia do F7... Realmente esses erros chegam a desanimar e irritar às vezes. Acho que nos próximos projetos vou começar com antecedência para não precisar mais ficar noites sem dormir. uhauhauhaha

bjos
t+